Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A Façanha dos Gaúchos de Pantano Grande: Semana Farroupilha foi um sucesso

O que chamou me chamou a atenção neste ano durante os festejos farroupilhas, foi o número de famílias que se fizeram presentes no CTG. Os pais, motivados pela participação dos seus filhos lotaram as dependências do galpão em todas as noites. As invernadas deram o show através da dança, desde a dente de leite, com o encanto infantil, a mirim com a graça da criança, a adulta com a responsabilidade e trabalho e a xirú demonstrando o esforço e a união.



As prendas e peões tiveram papel indispensável, pois foi garantido o endosso cultural da semana, acompanhado pelo Departamento Cultural. Os piquetes, estes merecem todo o carinho e o respeito. De rondas que iam de duzentas pessoas com outras contando com três ou quatro, nunca se deixou apagar a centelha que se acendera dentro do peito de cada um que permaneceu de vigia. A patronagem mais uma vez mostrou sua garra e a união que existe no grupo. Foi uma semana em que todos largaram seu lares e se dedicaram apenas a cultivar a tradição, trazendo todos para o CTG, saindo do trabalho direto para as tertúlias.


Passamos pela Gincana Cultural, que trouxe boas risadas e entrosamento entre a comunidade e os tradicionalistas. Foram muitos os passeios, como Encruzilhada do Sul, o qual retribuiu a visita, Rio Pardo que também se fez presente em nosso galpão e Santa Cruz do Sul, em participação a nível regional na ronda da 6ª CRE. O desfile mostrou mais uma vez a fibra gaúcha, cortando a pata de cavalo o solo pantanense, demonstrando o quanto é importante o homem campeiro dentro desta sociedade desigual. Aprendemos com estes peões que é possível confiar e que o respeito é a principal característica que faz um homem.


Esperamos poder contar com todos estes componentes, que são a receita para o sucesso de mais uma Semana Farroupilha. Como cantamos em momentos felizes, e mesmo tristes quando existem, “ô Carreteiros eu Sou, e ninguém vai nos separar...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu chasque!