Páginas

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Entrevista com Leila Figueiredo...


Uma das estrelas da constelação chamada 5ª RT, Leila Figueiredo dá uma entrevista para nossa equipe, mostrando o quanto é comprometida com os ideais farroupilhas e o suas experiências. Confira:


Carreteiros:- A quanto tempo você participa do movimento, e quais funções já exerceu?

Leila: Venho de uma família já tradicional, meus pais foram capatazes e minha irmã prenda nos anos 60, fundação dos Lanceiros. Fiquei muito tempo afastada, e recomecei em 1997 como agregada das falas em uma Entidade Santacruzense. Em 2003 fui convidada para representar na categoria poesia –ENART o CTG Lanceiros de Santa Cruz, no qual a recompensa veio em 2008 (2º lugar) . Em 2005 fui uma das fundadoras da Invernada Xiru, ativa até os dias de hoje. No CTG Lanceiros, assumo de 1ª sota-capataz desde 2006 (secretaria). Em 2007 fui uma das fundadoras do Coral Gaucho (extinto em final de 2008). Auxiliei no Departamento cultural e artistico desde o ano de 2006, nos Lanceiros. Em 2008 comecei a trajetória tradicionalista, também na 5RT como avaliadora de concursos prenda e peões e logo após coordenadora deste departamento até meados de 2009. Em 2009 fui convidada para ser coordenadora dos cartões tradicionalistas da região, cargo que assumo até os dias de hoje. Também em 2009 assumi como secretária da ATS - Assoc. Tradicionalista Santacruzense. Neste ano de 2010, também assumo como Diretora do Depto.Cultural do CTG Lanceiros e Depto Cultural da ATS- Assoc. Tradicionalista Santacruzense (equipe).

Carreteiros: Para sua vida pessoal, profissional e familiar, qual o reflexo que traz o tradicionalismo?

Leila: É um trabalho voluntário gratificante, cansativo muitas vezes, e exige estar sempre atualizado. Tenho apoio de minha família e em especial de meu namorado que está sempre presente nas atividades tradicionalistas. Crescemos muito com este espírito de companheirismo e dedicação.

Carreteiros:Hoje você é a responsável pelos Cartões Tradicionalistas na 5 RT. Nos fale um pouco a respeito deste documento do gaúcho.

Leila: Diria identidade gaúcha. Este cartão tem um grande valor pra quem possui, pois é através dele que nos identifica dentro da Entidade que iremos representar, sendo no departamento artístico ou campeiro. O cartão tracionalista é o documento que nos faz mostrar a que Entidade pertencemos e nos faz demonstrar a responsabilidade de bem representá-la.

Carreteiros: Quanto aos concursos de prendas?

Leila: A maior vitoria em um Concurso de Prendas e Peões é a coragem do candidato em participar com segurança e bom desempenho nas atividades as quais se preparou. Os ensinamentos adquiridos durante a preparação do concurso leva o candidato a um resultado satisfatório e principalmente ao conhecimento, que ficará gravado em nossa memória. Este sim, somará na nossa identidade tradicionalista.
Carreteiros: E a sua mensagem!!
5: Conservar a identidade gaúcha em forma dos costumes e tradição é sempre o ponto de partida para continuarmos um trabalho. Enquanto existir alguém com este pensamento e colocando em prática na sua Entidade, o Tradicionalismo continuará vivo. Incentivem as crianças, ensine, resgate os ensinamentos dos mais experientes, desta forma continuaremos a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu chasque!