Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Entrevista com o Departamento Cultural da 5ª RT


A realidade cultural de nosso CTG é acompanhada de perto pela Posteira Cultural da 5ª RT. A Sra. Carmem Carvalho vem realizando um belo tarbalho junto com as prendas e peões regionais, se estentendo este com as entidades. Veja a entrevista dela:


* QUAL A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO CULTURAL PARA O CTG?É dentro do CTG que encontramos a oportunidade de identificação e preservação das manifestações culturais da tradição gaúcha, que ajudaram a construir nossa história. Temos o dever de zelar e manter vivo nossos valores culturais. O Departamento Cultural é o responsável em proporcionar o fortalecimento da cultura gaúcha, preservando os valores morais e éticos, agregando as famílias, proporcionando a integração e inclusão social da comunidade.O Posteiro Cultural da Entidade deve ser uma pessoa dinâmica, criativa, organizada, responsável, com postura ética, bem relacionada com o grupo, disponível, humilde, comunicativa e com conhecimento razoável sobre a cultura gaúcha. Deverá realizar ativaidades como: organizar o concurso interno da entidade; promover e realizar palestras, encontros, seminários sobre tradição-folclore-história...; estimular sessão de estudo; fazer exposições de artesanato, brinquedos folclóricos...; realizar oficinas sobre chimarrão, bordado, nó-de-lenço, brinquedos,...; auxiliar na execução de projetos, campanhas,... etc.* A PARTICIPAÇÃO DE PRENDAS E PEÕES EM EVENTOS FAZ A DIFERENÇA EM UMA GESTÃO?Com certeza a participação em eventos os mantém informados e atualizados com as alterações que possam ocorrer. O encontro com outros Peões e Prendas proporciona troca de experiências, idéias, sugestões,... estimula na realização de seus projetos, incentiva a buscar mais, pois assim eles tem noção do desafio e dos concorrentes que irão encontrar. Através da participação deles percebe-se o interesse, a disponibilidade, a autonomia, a liderança, a responsabilidade e a preocupação em divulgar nossa cultura, pois é impossível esse trabalho ser realizado apenas dentro das portas fechadas do CTG. Esta participação também permite a eles ampliar seus conhecimentos e seu ciclo de amizades. Mas para isso eles precisam do apoio da Entidade (às vezes também financeiro) e principamente do Departamento Cultural da entidade e da RT. Uma gestão participativa e atuante com certeza eleva nossa cultura, nossa tradição e nosso folclore.


*DICAS PARA QUEM IRÁ PARTICIPAR DO CONCURSO REGIONAL DE PRENDAS E PEÕES:Primeiramente, concorrer em sua Entidade, não permitindo que a patronagem indique o prendado; estudar bastante; participar dos Encontros de Patrões onde são passados sempre as normas para concursos; ter conhecimento da Coletânea, participar dos Eventos Regionais, Estaduais, oficiais do MTG, cursos, realizar projetos, preparar bem a Mostra Folclórica dentro do Tema exigido com pesquisa de campo comprovada e fundamentada,... E o principal participar de tudo que puder, sempre buscando ampliar seu conhecimento e não apenas com interesse em pose para fotos-certificados ou indo apenas no mínimo de evento exigido para o concurso. Nosso Movimento precisa de jovens atualizados, atuantes dispostos a preservar e divulgar nossa cultura e não apenas preocupados em ostentar um cargo por apenas uma gestão, depois não se ouve mais falar, nem se encontra mais os mesmos. *MENSAGEM A NOVA GESTÃO DO CTG CARRETEIROS DA SAUDADE:"Tratem nossa Cultura e a Gestão de vocês como uma plantinha que precisa ser regada todos os dias. Com muito carinho, atenção, amor, dedicação, cooperação, respeito, responsabilidade, seriedade,... Que esta gestão seja um jardim repleto de conhecimento, proporcionando que as sementes que ai germinarem se propagam por nossa região levando seu perfume e encantando a todos. Acreditem no potencial de vocês, busquem e exijam de vocês e das pessoas cada vez mais. Vocês são capazes! Parabéns! Um abraço fraterno e um beijo no coração de cada um de vocês. CARMEM LUCIA CEZAR CARVALHO - DIRETORA CUTURAL DA 5ª RT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa teu chasque!